Passo a Passo – Manequim de Moulage

Não faz muito tempo que eu descobri a Burda Magazine. Para quem também não conhece, essa revista é igual a nossa velha e conhecida Manequim, só que muuuito melhor. Ela é originalmente alemã, mas também tem suas traduções para o italiano, frances…

Esse mes eu consegui a Burda alemã, para mim não quer dizer muita coisa, não entendo uma palavra se quer da lingua, mas só de ter essa belezinha na mão….
A modelagem é perfeita, ela é muito mais real que a nossa Manequim, já que a mulher alemã é maior que a brasileira nada é ridíco como aqui. O 38 da revista veste seguramente uma mulher 38, podendo até dar certo para uma 40…

Mas o que mais me chamou a atenção foi que depois que eu ganhei a revista eu acabei descobrindo o site… nele eu consegui encontrar muitas coisas bacanas, mas a melhor dela foi uma explicação perfeita de como fazer um manequim de moulage exatamente nas suas medidas!! Segue as fotos para o passo a passo que são por si só explicativas. Se preferir, ou se você souber alemão pode entrar no site e ler as observações de produção. Boa sorte!

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

Material utilizado para fazer o seu manequim de moulage

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

vista uma regata que tenha o comprimento que deseja para o seu manequim de moulage

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

complete com plástico a área que a blusinha não atinge

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

comece a marcação pela área abaixo do busto

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

coloque a fita adesiva conforme a figura

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

coloque a fita adesiva conforme a figura

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

coloque a fita adesiva conforme a figura

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

coloque o plástico também ao redor do pescoço

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

preencha de fita adesiva até que todo o corpo seja coberto

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

preencha de fita adesiva até que todo o corpo seja coberto

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

faça as demarcações necessárias

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

recorte a blusinha pelas costas

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

recorte a blusinha pelas costas

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

tire do corpo e cole a região novamente, fechando o corpo do manequim de moulage

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

faça o acabamento nas áreas abertas

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

faça o acabamento nas áreas abertas

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

preencha com espuma

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

coleque um papelão na parte inferior e cole com a fita.

passo a passo de como fazer o seu manequim de moulage

depois basta colocar em uma base.

Se preferir pode dar uma melhor acabamento revestindo com tecido.

80 Comentários

Arquivado em Moda

80 Respostas para “Passo a Passo – Manequim de Moulage

  1. amabília

    Eu não costuro, mas estou precisando de um manequim de moulage para compor a decoração de aniversário da minha filha. Vai ser sobre balé e vou cobri-lo com um tecido provençal cor-de-rosa. Adorei a idéia!

    • heloisa helena

      oi querida adorei !!! mas podes me dizer o q e moulage ?
      estou ministrando um curso de vitrinismo e achei genial montar uns dois destes com minha turma !! podes me dar esta dica ?
      beijao
      heloisa helena

      • Diego Machado

        Queriida, você ministra um curso de vitrinismo e não sabe o que é moulage? …

      • Moulage ou Draft é um tipo de modelagem feito sobre o manequim, logo o caimento da roupa fica perfeito. É relativamente mais difícil de ser feito, do que a modelagem plana, e para um bom trabalho, requer experiencia.

      • heloisa helena ,moulage e vc modelar uma peça ou cria-la com a ajuda da manequim marcando as medidas direto no corpo da menequim ,a peça fica mais refinada pois fica sob medida.

    • maicom

      É melhor fazer o manequim completo dançando!!!!!

  2. Osiris

    Adorei a sua materia.

    no site em alemão existe no canto superior direito pequenas bandeiras de cada país (Ícones) , eu escolhi Portugal, pois está mais próximo do nosso idioma.

    Parabéns

  3. Rose Mayre

    Adorei!!!Eu estava à procura disso e você foi a solução,obrigada e parabéns por compartilhar.
    Estou com dúvida: A fita adesiva é especial ou pode ser qualquer uma?
    Abçs

    http://mulhermayre.blogspot.com/

  4. Natália, que achado, era o que eu estava precisando ver pra poder fazer o meu manequim de moulage e o da minha filha! Obrigada pela generosidade em compartilhar o modo de fazer tão perfeito!

  5. Fatima Cruz

    achei o que procurava, estou entranto nesse ramo sem que tenha muita noção da coisa, mas estou me esforçando. será que tenho alguma chance?
    Faço um curso de modelagem e preciso ter em casa um manequim, só que custa caro e no momento estou desempregada. vou tentar usar a sua idéia, creio que dará certo.
    Um forte abraço!
    Fatima/C.Grande-PB
    abraço

    • Na Gabriela

      Eu estou na mesma situação!! Também estou começando agora, acho que o importante é ter continuidade!!
      Um abraço para você também!! E boa sorte!!

  6. Renata Ferro

    Estou entrando nesse mundo da costura agora. Costurar é uma terapia. Adorei suas dicas!!! O vestido ficou lindissímo. Nota-se que, além de bom gosto voce tem muito talento. Parabéns!

  7. Maria Virginia

    Adorei!!! Procurei onde vendia e não achei. Agora eu posso fazer o meu manequim de moulage. Obrigado.

    • Na Gabriela

      Pois é, eu tive o mesmo problema…. procurei muito tempo por um manequim e não encontrava!!
      Assim a roupa já fica na nossa medida!

      Abçs,

  8. fabiane

    Como faço para comprar a revista?

    • Na Gabriela

      Olá Fabiane, aqui no Brasil não sei como comprar a revista. A minha foi uma encomenda que eu fiz para uma amiga que mora na Alemanhã. Ela que me trouxe!

    • Leise Silva

      Olá, Fabiane!
      Compro a revista “Burda” na Banca de Jornal. Para a venda no Brasil a atrasos nas edições ( de 2 meses), mas vale a pena, a revista é ótima.
      Quando vira o mês vou a procura nas bancas da cidade até a sua chegada, depois é só mãos à obra…

  9. Hemilly

    Ameiiiiiiiiiiiiiiiii…. parabéns!!!!

  10. MARISTELA BITTENCOURT

    MARISTELA BITTENCOURT
    Adorei!
    Era o que estava procurando!!!! Estou iniciando nesta área agora e procurava um manequim p/ o meu tamanho e ñ encontrava, sou farta de corpo ( bem gordinha) agora posso fazer o meu.
    OBRIGADA POR COMPARTILHAR E PARABÉNS PELA IDEIA DE POSTAR EM PORTUGUES.
    Um abraço.

  11. roxana

    parabéns!!! por partilhar essas coisas que a gente pensa que já não ha solução por não ter possibilidade de comprar principalmente aqui em Angola que tu é caro, mas tenho uma divida e se eu quiser fazer completa tipo com pés como será alguém tem uma dica? bjos adorei

  12. Taís

    Obrigado por este post, estava procurando como fazer este manequim a tempos. Parabéns.

  13. carmen joise

    adorei! comprei um manequim mais tamanho 38, vou usar esta técnica pra aumentar as medidas (iguais as minhas) brigadão não canso de olhar… estou muito apaixonada pela costura!!!!

  14. FLAVIA HIROSI

    Sem palavras, amei, que Deus te abençoe muito!

  15. Era tudo que eu mais precisava, amei e obrigada por passar esta ideia, você esta de parabéns,vou fazer o meu.Que Deus te abençoe sempre.
    Bjos. Ivani

  16. joka_pinturas

    Caraca!!!!!
    Sensacional… Vou fazer um desse pra mim. Tava precisando.
    Valeuuuu!!! ;)

  17. kilma

    qual e o nome dessa fita??

  18. Livia Luzete

    Eu comprei como silver tape e já possoafirmar,vale cada centavo/centímetro que vc pagar. Muito melhor. Primeiro fiz um manequim na fita crepe(fita gomada,fita banana) para minha filha pq nao achei na cidade onde moro a silvertape.Depois qdo achei fiz o meu manequim. Ficou perfeita!Ela além de ter a fita mais larga gruda mesmo!

  19. Gladis Spenner Roesch

    adorei estava precisando fazer um para mim!

  20. lIDIA DOS pASSOS

    AMEI A DICA VOU TENTAR FAZER UM BJS E ABRIGADAAA

  21. lIDIA DOS pASSOS

    esqueci de comentar que faço curso técnico em modelagem industrial e ja estamos trabalhando moulagem e digo que estou amando mas os manequins de moulage são muito caros por isso entrei para pesquisar e te encontrei, bjs agradeço a vc adica

  22. Priscilla

    Que maravilha! Era exatamente o que eu estava precisando. Parabéns por compartilhar!

  23. Iza

    Simplismente fantástico a ideia,e com certeza ajudou muitas pessoas,igual a mim,que estava precisando de um modelo desses,bjs parabéns por dividir conosco!

  24. que perfeito no meu atelie ñ tem um desse estilo tem de madeira ferro e inoquis mas ñ assim !!!
    claro e um atelie grande e tem muita gente trabalhando para mim e assim fica mas facil e vou poder economisar dinheiro!!!!!!!!!!!!!!S2

  25. Nadia

    Adorei Gabriela. Vou fazer um também! <3

  26. Ana Paula

    Parabéns pela dica, é maravilhosa!! Estava precisando de um manequim e não sabia o que fazer. Depois de ver estes post vou comprar a fita o mais rápido possível.
    Bjss

  27. lene borges

    Lindo !!!! Eu amei a ideia,porque esses manequins são bem caros,eu tenho um que comprei em um bazar que fica no meu closet,e estava procurando outro para comprar,porque trabalho com moda e achei a ideia fantástica,obrigada parabéns.

  28. amei, vou tentar fazer, obrigada!!!!

  29. mariana

    gostei muito dessa ideia estava precisando de um manequim. gostaria de saber se funciona com fita cerp

  30. claudia

    Valeu pela dica do manequim pois fica mais perfeito fazer nas suas proprias medidas, abraços.

  31. catia

    adorei…eu vo tentar fazer

  32. maicom

    qual o nome da fita????

  33. maicom

    E para criança como deve ser?

  34. maicom

    Eu não sei o que qui to errando? Eu tento de tudo e sai errado!!!!
    ME AJUDA!!!!!!!!

  35. Nosssaaaaa…… que maravilha,isso é sem duvida agora um sonho de consumo realizavel para todas nos bloggeiras,graças a você com certeza serás reconhecida por todas,obrigada,bora já fazer o meu.
    bjos marcia araujo

  36. Marli Silva

    OI Natalia você apareceu como luz nas minhas trevas. Deus lhe pague!

  37. Lindaaaaa….amei sua dica…estou copiando para o meu blog e já coloquei que é de sua autoria viu!!! Aprendo muito com suas dicas! Te adoro flor! Bjus

  38. Kei Lopes Photo Makeup

    Muiito bacana esse passo a passo… vou tentar fazer um pra mim.. Bjossss

  39. Rita

    Gostei muitos pois os verdadeiros sao muito caros e por isso esta é a melhor soluçao!!!!

  40. Olá querida, eu amei a sua idéia muito criativa. mas gostaria de saber qual o nome dessa fita que você usou?
    Aguardo sua resposta.
    Beijos
    Caroline!

  41. Olá a todos,
    A Revista Burda é vendida mensalmente nas grandes bancas de jornal, existe a edição em português e ela sempre vem atrasada para nós pelo menos 3 meses seus moldes ão melhores do que a Manequim com certeza, mas existe outra revista, espanhola, que vem para cá que se chama Patrones e é muito melhor que a Burda. Seus moldes são coloridos e de tamanhos excelentes. Recomendo!

  42. Fashionista Falida

    adoreeei a idéia!!! Fazendo já!

  43. Maria Fernandes de Alcantara

    nossa, amei essa ideia vou fazer meu manequim porque e caro para comprar.Gostaria de fazer um curso de moulagem.

  44. Ellen Veloso

    Você é demais ! Parabéns, sucesso .

  45. cristiano Alves

    Olha, estou apaixonado por sua criatividade, gostaria que grande parte desta arte que é a costura partilhasse estes feitos, parabbéns pela iniciativa,alias sou costureiro também e agora tenho a ajuda de vcs para fabricar meu proprio manequim!
    Grato pela ideia.
    Cristiano-Sorocaba

  46. FÁTIMA BARRETO

    Natália, a caridade é imprescindível às pessoas que desejam evoluir. A humanidade tem que lhe agradecer e parabenizar por seus atos de doação dos seus conhecimentos. Agradeço a Deus por encontrá-la na rede!

  47. Janet

    Sempre sonhei em ter um Moulange, mas nunca tive coragem de desembolçar tanto dinheiro. Agora, encontrei algo tão importante para dar continuidade a minha arte de costura, especialmente para minhas netas e minha filha. Estou com 65 anos e costuro desde os 12, costurar é a minha maior paixão. Muito obrigada por compartilhar essa idéia, tão criativa e econômica. Valeu!

  48. BÁRBARA PAZZATTO

    amei mesmo parabéns gostaria de saber contos mais o menos presisa se espuma
    beijos adoreei

    barbara

  49. Tania da Silva

    Boa tarde!
    Fantastico, amei até comecei a pensar utilizar esta tecnica e misturar com outras derrepente depois do molde de fita pronto a gente pode colocar aquela espuma espandida por dentro e quem sabe fica mais que perfeito, igual o da loja que custa R$1.000,00 isso aquele maravilhoso sensacional e profissional. OBRIGADUUUUUUUUUUU!!!!!!!! Outra coisa como será que faz para fazer o contorno do gancho e das pernas voce já tentou? Pois para fazer Short, calça e bermuda necessita deste resto, desta forma que você fez é utilizado para blusas e vestidos.

  50. Guilherme Hansy Bewerdwit

    MARAVILHOSO
    Curso faculdade de moda e estou necessitadíssimo de um manequim de Moulage. Mas como os materiais do curso são caros tive que deixar o manequim em segundo plano, vou fazer um neste final de semana se os trabalhos da faculdade permitirem. koaspksapk.
    Muito bom o seu Blog, já está nos meus favoritos.

  51. ines

    que ideia maravilhosa !!!!! F
    Que legal ter um manequim do tamanho do meu
    corpo. obrigada!!

  52. thiago

    caso eu fazer um manequim desse, e fosse usar para fazer articulações, movimentos e tudo mais, ficaria bom?

  53. idalina

    Ei fiz o meu com a fita TECTAPE, é feita de polietileno com algodão, Custou R15,00 cada. Usei 2 rolos. Comprei numa livraria, mas deve vender em lojas de bricolagem ou material de construção.

  54. Elaine Vieira

    Adorei! Estava procurando o site pra comprar um e achei seu passo a passo.Nas minhas medidas fica muito mais interessante. Vou tentar fazer com certeza.

  55. adorei, agradeço muito, pois além de ser barato é simples… pois farei todos os tamanhos, das mais magrinhas a mais gordinhas e o valor nem vai chegar perto de um único manequim comprado nas lojas… bjos e muitooooooooooooo obrigadoooooooooooooo

  56. Parabéns! Adorei a ideia! Quero fazer o quanto antes!

  57. Bruna

    Adorei a idéia porque costuro só pra mim nas horas vagas e sempre tive dificuldade para ajustar as peças, fazer correções (já que não tenho a cintura do manequim que comprei). rsrsrs. Agora vou fazer um exatametne do meu tamanho.

  58. RACHEL DOS SANTOS DIAS

    Genial! Obrigada pela dica!

Deixe um comentário

